O preço do bitcoin foi bombeado esta semana para acima de US$ 11.400 em um movimento intraday explosivo de 14%. No entanto, o rally sendo tão poderoso pode ter mais a ver com a fraqueza do dólar, e menos devido à força do Bitcoin.
E se o dólar reverter drasticamente a partir daqui, poderá causar uma correção correspondente na moeda criptográfica.
METAIS PRECIOSOS, AS MOEDAS CRIPTOGRÁFICAS SE ELEVAM À FRENTE DE $1 TRILHÃO EM GASTOS DE ESTÍMULO
Ontem, o Senado dos Estados Unidos estava pronto para entregar sua proposta de um segundo pacote de estímulo econômico. O pacote envolvendo cheques distribuídos a indivíduos, empréstimos perdoáveis para pequenas empresas, e mais, totalizará mais de $1 trilhão.
Com cada rodada de impressão de dinheiro para apoiar o golpe esmagador que a pandemia causou à economia, o valor do dólar está sentindo a queimadura.
Este rápido crescimento na oferta de dinheiro significa que o mesmo dinheiro de anos atrás agora vale substancialmente menos hoje devido à inflação. E ao ritmo que a impressora do Fed está funcionando – o ambiente para a hiperinflação ou talvez uma nova moeda de reserva global é possível.
Como os investidores temem uma inflação ainda maior e esperavam que o pacote de estímulos apenas desvalorizasse ainda mais o valor do dinheiro, antes da revelação, ouro, prata e Bitcoin Trader começaram a subir.
O ouro estabeleceu um recorde para um novo recorde de todos os tempos e está se aproximando dos $2.000 a onça troy. A prata atingiu US$ 26 em altas não vistas em quase uma década.
A bitcoin também se recuperou, subindo além do ponto de resistência de $10.500 e atingindo $11.400 antes de cair para reabastecer.
Mas será que o rally particularmente poderoso poderia ser devido à fraqueza do dólar, combinado com um forte desempenho global nesses ativos altamente procurados?
A BOMBA DE BITCOIN SE TORNOU MAIS PODEROSA COM O DUMPING DO DÓLAR
Não há como negar que a Bitcoin é alta e bombeiam. Em todas as principais moedas emparelhadas contra a BTC, a ação positiva do preço é clara como o dia.
O que também é bastante aparente, é a significativa propagação na severidade do movimento de ontem entre BTCUSD e BTCEUR.
Na comparação acima, a Bitcoin subiu para além de sua alta no início de 2020 e os preços não negociados desde 2019 em dólares. Enquanto isso, no par Euro, a Bitcoin ainda está abaixo da alta até o momento do ano.
Isso não quer dizer que a moeda criptográfica não irá logo quebrar acima do nível de resistência chave no par EUR, empurrando o par USD mais adiante. A dinâmica está certamente por trás da moeda criptográfica, e as condições econômicas parecem ser a receita perfeita para que o escasso ativo possa prosperar.
O bitcoin e outras moedas criptográficas estão mostrando sua força ao lado do ouro e da prata, como ativos duros com suprimentos limitados.
À medida que mais dólares são impressos, o valor do dólar está em declínio em relação a outras moedas, incluindo ouro, prata e Bitcoin. O índice da moeda DXY em dólar comparado com esses ativos, mostra a surpreendente divergência nas valorizações.
A queda abrupta do dólar pode não ser totalmente responsável pela bomba Bitcoin esta semana, mas coincidindo com uma queda do dólar, fez com que a mudança fosse muito mais significativa.
E embora os dias do dólar possam estar contados, e os ativos duros provavelmente permaneçam fortes, quando o dólar se recupera, uma correção é altamente provável tanto em moedas criptográficas quanto em metais preciosos.